sexta-feira, 22 de abril de 2016

Arteterapia com adolescentes

Porto alegre, 15 de janeiro de  2013

  


A arteterapia utiliza-se de técnicas e materiais artísticos diversos na busca de resultados terapêuticos, na expressão e na elaboração de conteúdos internos do indivíduo. A pintura é uma, dentre várias técnicas, utilizadas na arteterapia como recurso expressivo, devido às valiosas qualidades da pintura arteterapêutica, enquanto facilitadora do processo expressivo possibilitando a expansão e liberação da psique humana.
Nesta oficina de Arteterapia os adolescentes puderam se expressar livremente, utilizando como meio facilitador do processo de expressão livre o uso de papel A3 e A4, papel pardo e, tintas com cores vaiadas e pincéis, sendo que alguns optaram por utilizar os dedos.

A utilização da pintura como meio expressivo:
A pintura facilita o processo expressivo, de modo que promove a expansão e a liberação da psique do indivíduo. Através da pintura há a possibilidade de desencadear o processo criativo, por meio de estímulo do imaginário, facilitando a expressão simbólica e a ordenação de experiências internas desses adolescentes. Estas oficinas são realizadas com os adolescentes do trabalho educativo (Lanches Rápidos 2013), desenvolvidas no espaço do MDCA. Através da produção simbólica da pintura, poderá ser facilitada a expressão da subjetividade dos adolescentes. Havendo muitos benefícios para o equilíbrio emocional dos participantes, auxiliando-os a superar bloqueios, medos, inseguranças e, ao mesmo tempo, a reconhecer seu potencial criador, dotando-os de uma auto-estima fortalecida, o que acarreta uma relação mais saudável consigo mesmo e com os outros.
A pintura terapêutica tem papel de promoção e prevenção dos danos mentais destinadas aos adolescentes na rede regular de ensino.
A fase da adolescência, marcada por intensas transformações bio-psico-sociais na nossa sociedade, muitas vezes leva ao agravamento de várias doenças mentais, quando não for bem conduzida. O adolescente permite expressar mais seus conflitos através da conduta, em detrimento da comunicação verbal. Necessita assim, de um espaço para liberar seus conflitos internos. E, a pintura é uma das técnicas mais produtivas para se trabalhar com este público, pois é uma técnica que trabalha a fluidez e a expansão de conteúdos internos e ajudará os adolescentes a enfrentar esse período.
 


 


 


 


 


 


 







 









Esta atividade foi realizada pela educadora Gisiane Schneider Ferreira, na oficina de Arteterapia.





Mais informações em: doacoes@mdca.org.br ou 3331-1501
Visite o MDCA à rua dos Burgueses, 255 - Partenon
 Leia mais no nosso blog:

EXPRESSARTE NO MDCA:
Seja amigo do MDCA no Facebook:
Siga o MDCA no Twitter:
site do MDCA:



Por Gisiane Schneider Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário