A psicopedagoga, identifica as dificuldades de aprendizagem e propoe estratégias para minimizá-las. Já a atuação enquanto psicóloga ocorre quando se observa os fatores emocionais que ampliam tais dificuldades, já que emoção e cognição não caminham separadamente.
O psicopedagogo faz intervenções no âmbito do suporte de aprendizagens que demandam certas funções da cognição que o sujeito não possui bem desenvolvidas. O psicólogo, em sua formação, adquire todos os conhecimentos afetos à psicopedagogia, mas não transita nesta prática. A ênfase na formação do psicopedagogo está no campo das teorias da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. Como bem disse a Magda, emoção e cognição não caminham separadamente.A psicopedagogia tem seu campo de atuação clínica fora do ambiente escolar.Já o psicólogo escolar atua dentro da escola, estando apto a reconhecer as dificuldades de aprendizagem apresentados pelo aluno. No entanto, penso que este profissional acaba por não exercer plenamente a sua função, visto que não é comum haver, nas escolas, espaços terapêuticos. Pode até fazer um diagnóstico bem preciso, mas não faz a clínica psicológica, sendo o foco de seu trabalho, na escola, a mediação de conflitos e a orientação em geral para alunos, professores e família. Conhece mais profundamente que os demais profissionais da escola os pontos sensíveis que estão intervindo negativamente no desenvolvimento da aprendizagem do aluno, sendo capaz de orientar melhores diretrizes de ação, sob o ponto de vista emocional do aluno, os pedagogos e professores da escola.
Na verdade não ficou muito claro pra me essa resposta, não que esteja errada talvez seja fruto da minha ignorância sobre o assunto.Vou deixar uma pergunta aqui mesmo e vou esperar uma resposta.
ResponderExcluirQuais as principais atribuições de um Psicólogo Clínico? Na sua opinião, um Psicólogo Clínico pode atuar no contexto hospitalar com as mesmas atribuições? Justifique.
Colega, vc não é ignorante¹Esse texto dela está super confuso, sem embasamento.Ela tentou diferenciar as atribuições do psicólogo e do pedagogo...O psicólogo pode fazer tudo o que o psicopedagogo diz fazer, identificar os problemas de aprendizagem e propor intervenções com maior propriedade e competência.São 5 anos estudando!
ExcluirSobre o trecho: "com maior propriedade e competência", acredito que tenha sido uma opinião ambígua...
ExcluirOs métodos e instrumentos dos profissionais, possuem leve diferença, embora ambos trabalhem em prol da interpretação, intervenção e solução do problema, no sujeito.
A psicopedagogia aplica seus elementos visando o entendimento do ser enxclusivamente no âmbito da educação, seja institucional ou clínico(atendimento específico do ser).
A psicologia busca a mesma compreensão, mas em aspectos mútuos, sendo um deles dedicado ao processo de educação, através de seus instrumentos.
Nenhum possui competência maior, até mesmo porque para se tornar um psicopedagogo, o acadêmico deve vir de uma outra àrea relativa ao seu conteúdo. Enquando um usufrui principalmente do estudo da mente para agregar na educação(psicopedagogia), o outro explora abundandemente as posibilidade de intervenção na mente do sujeito, mesmo que a finalidade não seja a de educar(psicologia).
Na verdade há linhas de trabalho. O psicopedagogo intervém em todas as manifestações na aprendizagem. O lugar do psicopedagogo é na Escola, trabalhando todas as manifestações que interferem na aprendizagem do aluno(a), com todos os envolvidos no processo de aprendizagem. Há uma linha desenvolvimentalista e a estruturalista. O Psicopedagogo (a) com formação estruturalista entende que há o sujeito desejante e o epistêmico (o que aprende). Considera a história de vida desse sujeito e as implicações na sua aprendizagem e, espera que a criança fale do seu desejo.Afinal, muitas vezes a angústia é da família e não dela. Se ainda não aprendeu tem motivos para isso. O Psicopedagogo desenvolvimentalista segue uma linha pedagógica, levando em consideração as teorias do desenvolvimento infantil e as fases de aprendizagem. Muitas vezes, o objetivo é alfabetizá-lo. Alfabetizar é o papel do Pedagogo.
ResponderExcluirA atuação do Psicopedagogo na Escola tem gerado boas discussões. Entendemos que o lugar do Psicólogo é na Clínica com as questões de desvio de comportamento, problemas de estruturação ou formação psíquica. Como a área de conhecimento da Psicopedagogia é a linguagem e falar de linguagem é falar de ensino-aprendizagem parece claro que não há dúvida de que há um equívoco nisso! Na verdade o Psicólogo até hoje está em algumas Escolas mas, a maioria delas já entenderam o papel e o alcance do trabalho do Psicopedagogo. A área médica não entende as questões de linguagem e muitas vezes, fazem diagnósticos irresponsáveis com tratamento medicamentoso, alegando distúrbios disso e transtornos daquilo, quando na verdade é apenas uma questão da ordem da linguagem - trabalhadas pelo psicopedagogo e um fonoaudiólogo (profissional da área da linguagem). Outra questão séria que tem gerado muitas discussões em nossa área. Há 25 anos a Psicopedagogia vem atuando com a certeza de que há muito o que agregar na Escola nas dificuldades de aprendizagem.
Acho que vc nem sabe o que faz um psicopedagogo e muito menos um psicologo.Até hoje não compreendo o que faz um psicopedagogo, que um psicólogo não faça com mais propriedade e competência. Essa formação nem é regulamentada!
ExcluirAtravés da sua arrogância, deixa claro sua ignorância e avareza sobre o assunto.
ExcluirNão é regulamentada? Pesquise um pouco mais.
Espero que você não esteja em meio a área da educação. Não com essa conduta!
Tb acho...Ana Felícia, Procure estudar sobre a PSICOPEDAGOGIA e suas atribuições seja no âmbito clínico ou institucional... Aí vc entenderá...O psicólogo tem suas atribuições assim como o PSICOPEDAGOGO é um não adentra a área do outro...
ExcluirNa verdade não ficou muito claro pra me essa resposta, não que esteja errada talvez seja fruto da minha ignorância sobre o assunto.Vou deixar uma pergunta aqui mesmo e vou esperar uma resposta.
ResponderExcluirQuais as principais atribuições de um Psicólogo Clínico? Na sua opinião, um Psicólogo Clínico pode atuar no contexto hospitalar com as mesmas atribuições? Justifique.
RESPONDENDO:
O PSICOLOGO CLINICO, TEM TEMPO PARA FAZER A ESCUTA (SEJA ELA ATRAVÉS DA PSICOTERAPIA INDIVIDUAL OU DE GRUPO, ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO...) E IDENTIFICAR A DEMANDA QUE A PESSOA TEM E PODER AJUDÁ-LA DA MELHOR MANEIRA.
psicólogo hospitalar, da suporte ao sujeito em adoecimento, a fim de que este possa atravessar essa fase com maior resiliência. dá-se em em atendimentos psicoterapêuticos, psicoterapia de grupo, profilaxia e psicoeducação, atendimentos em ambulatórios, enfermarias e UTI, avaliação diagnóstica, psicodiagnóstico, consultoria e interconsulta e atuação em equipe multidisciplinar.
auxilia o paciente em seu processo de adoecimento, diminuindo o sofrimento provocado pela hospitalização. dá assistência ao paciente, bem como seus familiares e a equipe de serviço, sendo que este deve levar em consideração um leque amplo de atuações, tendo em vista a pluralidade das demandas.
DEIXANDO BEM CLARO QUE OS PSICÓLOGOS PODEM TRABALHAR EM VARIOS LOCAIS: ENSINANDO EM FACULDADES, CLINICANDO, EM HOSPITAIS, ESCOLAS, EMPRESAS, ABRIGOS/ORFANATOS, FÓRUM... É SÓ ELE SABER FAZER OS HORÁRIOS DELE E TER TEMPO DE TER VIDA PESSOAL.
espero ter ajudado
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (5) projeto de lei da Câmara dos Deputados (PLC 31/2010) que regulamenta a atividade de Psicopedagogia. Pelo texto, a profissão poderá ser exercida por graduados e também por portadores de diploma superior em Psicologia, Pedagogia ou Licenciatura que tenham concluído curso de especialização em Psicopedagogia, com duração mínima de 600 horas e 80% da carga horária dedicada a essa área. Também fora incluído os portadores de diploma superior em fonoaudiologia. Referência: Agência Senado;Gorette Brandão em 05/02
ResponderExcluirOs psicólogos diferenciam-se no uso exclusivo dos testes psicológicos.
Assim como os pedagogos e ou fonoaudiólogos possuem alguma ferramenta profissional exclusiva.(que não sei quais são mas acredito que possuem.)
Diante disso e importante perceber que a especialização em psicopedagogia pode ser feita por pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e licenciados.